segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Máquina para gravar sonhos é possível, diz cientista

Um pesquisador nos Estados Unidos afirmou que tem planos para criar um dispositivo eletrônico de gravação e interpretação de sonhos.

Moran Cerf, do Instituto de Tecnologia de Pasadena, na Califórnia (oeste do país), afirma que a "leitura dos sonhos" é possível baseada em um estudo inicial que, segundo o cientista, sugere que a atividade de células individuais do cérebro, os neurônios, é associada a objetos ou conceitos específicos.

Em sua pesquisa Cerf descobriu que, quando um dos voluntários estava pensando na atriz Marilyn Monroe, um neurônio em particular foi ativado.

Ao mostrar a voluntários acordados que participaram de seu estudo uma série de imagens, Cerf e seus colegas conseguiram identificar neurônios que eram ativados pelos objetos e conceitos.

Ao observar qual neurônio se ativava e quando isso acontecia, os cientistas construíram uma base de dados para cada paciente.

Com ela, Cerf alega que é, efetivamente, capaz de "ler as mentes” dos voluntários.

Análise do sonho

Há séculos são feitas tentativas de interpretar os sonhos; no Egito antigo, por exemplo, eles eram considerados mensagens dos deuses.

Atualmente, análises de sonhos são usadas por psicólogos como uma ferramenta para compreender o inconsciente. Mas a única forma de interpretar os sonhos é perguntar para as pessoas depois que elas acordam.

O objetivo do projeto de Moran Cerf e sua equipe é desenvolver um sistema que daria aos psicólogos uma forma de corroborar as lembranças destes sonhos com a visualização eletrônica da atividade cerebral durante o sonho.

"Não há uma resposta clara para a razão de os humanos sonharem", disse Cerf. "E, uma das questões que gostaríamos de responder é quando nós criamos estes sonhos."

No entanto, o cientista admite que há um longo caminho antes que a simples observação das reações de um neurônio específico possa se transformar em um dispositivo para gravar sonhos. Mas Cerf acredita que existe uma possibilidade e ele gostaria de tentar.

Para isso, o próximo estágio de seu trabalho é monitorar a atividade do cérebro dos voluntários enquanto eles estão dormindo.

Os pesquisadores vão conseguir identificar imagens ou conceitos relacionados com os que estão arquivados em sua base de dados. Mas, esta base de dados pode, na teoria, ser construída. Por exemplo, ao monitorar a atividade dos neurônios enquanto o voluntário está assistindo um filme.

Eletrodos e sensores

Roderick Oner, psicólogo clínico e especialista em sonhos britânico, acredita que este tipo de visualização limitada pode gerar interesse acadêmico, mas, por outro lado, pode não ajudar muito na interpretação dos sonhos ou em terapias.

"Para isso você precisa da narrativa total e complexa do sonho", afirmou.

Outra dificuldade com a técnica proposta por Moran Cerf é que, para conseguir o tipo de resolução necessária para monitorar neurônios individuais, os voluntários teriam que ter eletrodos implantados profundamente, por um processo cirúrgico, no cérebro.

No estudo publicado na revista Nature, os pesquisadores americanos conseguiram os primeiros resultados ao estudar voluntários com o implante de eletrodos usados normalmente para tratar de convulsões cerebrais.

Mas Cerf acredita que a tecnologia de sensores está se desenvolvendo em um ritmo tão acelerado que, com o tempo, poderá ser possível monitorar a atividade do cérebro sem a necessidade de cirurgias.

"Seria maravilhoso ler as mentes das pessoas quando elas não podem se comunicar, como em pessoas em coma", disse o cientista.

Interface

Para o professor Colin Blakemore, da Universidade de Oxford, existe uma distância grande entre os resultados limitados obtidos no estudo do cientista americano e a possibilidade de gravar sonhos.

Já foram feitas tentativas de criar interfaces para traduzir pensamentos em instruções para controlar computadores e máquinas.

Mas, a maioria destas tentativas se concentrou em áreas do cérebro envolvidas no controle de movimentos. Os sistemas de monitoramento que Cerf pretende criar visam áreas mais sofisticadas do cérebro para poder identificar conceitos abstratos.

O cientista americano afirma que as pesquisas e usos de um dispositivo que lê a mente de outra pessoa são muitos.

"Por exemplo, em vez de escrever um email, você poderia apenas pensar o email. Ou, outra aplicação futurista, seria pensar em um fluxo de informações e ter estas informações escritas bem à sua frente", disse.

domingo, 7 de novembro de 2010

Texto com as respostas das perguntas 1,2,3 e 4 do trabalho de Tecnologia Digital e Educação Organizacional do Prof. Eduardo Maroñas Monks da Pós-Grad

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO INTEGRADA DO CAPITAL INTELECTUAL

UNIDADE CURRICULAR: TECONOLOGIA DIGITAL E EDUCAÇÃO ORGANIZACIONAL

DOCENTE: EDUARDO MARONAS MONKS

Pelotas, Novembro de 2010 Rui Miguel Antunes Ribeiro

Dando continuidade às propostas pedagógicas apresentadas pelo Prof.. Eduardo Maronas Monks, da Unidade Curricular Tecnologia Digital e Educação Organizacional, apresento um texto elaborado a partir das seguintes perguntas:

-Como é feita a gerencia de TI na sua corporação? Você utiliza software livre ou freeware? Quais são eles? Porque foi adotado o uso? Existe o controle de licenças de softwares na sua empresa? Linux no desktop é viável em seu ambiente de trabalho?

Também nos é solicitado acessar sites na Internet sobre o assunto “software livre”; elaborar uma apresentação, em formato de slides com no mínimo 05 slides, sobre o assunto “software livre”; publicar o texto e a apresentação no site Slideshare.net (http://www.slideshare.net) e após enviar o(s) link(s) das publicações para o e-mail do professor.

Observando que o objetivo do curso se refere aos Conhecimentos específicos de três eixos temáticos: ciências humanas, administração e marketing, contribuindo para o aprimoramento de habilidades e competências dos profissionais em suas áreas de atuação e oferecendo um espaço para a reflexão e discussão do binômio teoria-prática, acredito que neste contexto o especialista deverá ter a capacidade de utilizar e desenvolver o potencial do capital humano nas organizações, desenvolver conhecimentos, habilidades e competências relativos ao objetivo proposto pelo curso.

O curso também tem como meta aprimorar o desenvolvimento do potencial intelectual nas organizações, aprimorar a criatividade, sendo destinado a um Público-Alvo profissionais em cargos de liderança nas organizações, psicólogos, administradores, comunicadores, contabilistas, empresários, bancários e estudantes graduados que desejam aperfeiçoamento.

O sistema de TI da minha antiga instituição era corporativo e a gerência de TI era feita por um colaborador que não tinha nenhuma especialização acadêmica teórica / prática em TI e sim era oriundo de uma loja mantenedora / revendedora de PCs e para qualquer serviço era necessário comunicar diretamente via oral o colaborador.

Eu utilizo softwares ou freeware entre eles: Adobe Reader (leitor de PDF) e Ccleaner (limpador de arquivos desnecessários). MSN e Internet Explorer. Todas as licenças de windows são controladas. Adotei o uso por serem softwares de excelente qualidade e atenderem as necessidades de forma satisfatória.

A Instituição não utilizava o Linux, porém acredito que é possível trabalhar com esse sistema operacional.

Na minha empresa existia o controle de softwares, pois os riscos da irregularidade pode nos levar a custos legais e multas, danos à reputação, os vírus podem danificar computadores e redes, problemas de compatibilidade de software, perda de tempo e a pirataria que está ligada ao crime organizado.

Para alguns profissionais, se você não estiver usando Linux no desktop, você está fazendo mal para a sua empresa. Por que você pagaria pelo Windows hoje em dia? Em TI, é importante ser capaz de desenvolver sua própria infraestrutura, obter as habilidades necessárias para tirá-lo de problemas, assim como aperfeiçoar a infraestrutura adequada. Mas também é importante para abandonar as velhas ideias e processos quando se apresenta uma melhor – ainda que desconhecido – conceitualmente.