A ideologia pode ser considerada o conjunto de ideias, concepções ou opiniões sobre algum ponto sujeito a discussão Por exemplo, a ideología da raça pura.
Ou, ainda, ideologia significa o conjunto de idéias sistematizadas que justificam determinada prática Por exemplo, a ideologia de, um partido político, a ideologia religiosa ou a ideologia de uma escola.
Ora, onde existe sociedade dividida em classes, há exploração do trabalho e separação entre trabalho intelectual e trabalho manual Tal situação leva à alienação, uma vez que a grande maioria dos trabalhadores perde a autonomia.
É justamente a ideologia que não permite a percepção da alienação e impede a revolta contra a dominação. Sem precisar recorrer à violência fisica, a ideologia mantém o consenso e a coesão da sociedade, escondendo as distorções, mascarando as desigualdades sociais e ocultando a exploração.
A ideologia é o conjunto de representações e idéias, bem, como de normas de
conduta por meio das quais o homem é levado a pensar sentir e agir da maneira que convém à
classe dominante Essa consciência da realidade é uma falsa consciência, porque camufla a divisão existente dentro da sociedade, apresentando-a como una e harmônica, como se todos partilhassem dos mesmos objetivos e ideais .
Revendo a ideologia, no sentido positivo, exerce a função de címento do grupo social, tornando a sociedade de fato unida em torno de crenças comuns que fazem justamente a força das tradíções. No sentido negativo a unidade é falsa, pois esconde a divisão injusta da sociedade para manter a dominação.
Examinemos alguns exemplos:
O trabalhador braçal geralmente é semi-analfabeto (não frequentou escola ou abandonou os estudos muito cedo), ganha mal, não tem casa própria, não melhora seu padrão de vida, os filhos reproduzem seus passos.
Uma interpretação ideologica justificaria a situação da seguinte maneira: ele é um trabalhador braçal porque não tem competência para outro tipo de serviço; não fez o devido esforço para estudar (talvez por preguiça ou por deficiência intelectual) Se não tem bens é porque esbanjou o que ganha, não fez poupança, se não melhora o padrão de vida é porque não cumpre as exigências de um bom empregado, aplicado e perseverante. Em todo caso, convém não perder as esperanças, um dia a sorte poderá lhe sorrir. E, quem sabe, com esforço seu filho possa até se formar doutor !
As justificatívas são todas de ordem individual, como se cada homem fosse o único responsável pelo seu próprio destino. Embora seja verdadeiro que as pessoas são sempre responsáveis elas suas escolhas, em sociedades de classes as oportunidades oferecidas não são iguais, o que lança os desprivilegiados em um
"jogo de cartas marcadas" no qual as chances de melhorar dependem menos deles e mais daqueles que detêm os meios de produção.
Isso significa que os bens produzidos pela sociedade serão usufruídos por uma minoria. A exclusão e evasão escolar não ocorrem porque as crianças pobres são poucas inteligentes ou preguiçosas, mas porque esse bem é de fato negado a elas. O mesmo acontece com a melhor remuneração do trabalho, o direito à produção e, consumo da cultura, o acesso ao lazer etc .
O discurso ideológico impede que o oprimido tenha uma visão propria do mundo porque lhe impõe os valores da classe dominante, tornados universais. Além disso, "naturaliza" as ações humanas, explicando-as como decorrentes da "ordem natural das coisas" e não como o resultado da injusta repartição dos bens .
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