domingo, 7 de novembro de 2010

Texto com as respostas das perguntas 1,2,3 e 4 do trabalho de Tecnologia Digital e Educação Organizacional do Prof. Eduardo Maroñas Monks da Pós-Grad

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO INTEGRADA DO CAPITAL INTELECTUAL

UNIDADE CURRICULAR: TECONOLOGIA DIGITAL E EDUCAÇÃO ORGANIZACIONAL

DOCENTE: EDUARDO MARONAS MONKS

Pelotas, Novembro de 2010 Rui Miguel Antunes Ribeiro

Dando continuidade às propostas pedagógicas apresentadas pelo Prof.. Eduardo Maronas Monks, da Unidade Curricular Tecnologia Digital e Educação Organizacional, apresento um texto elaborado a partir das seguintes perguntas:

-Como é feita a gerencia de TI na sua corporação? Você utiliza software livre ou freeware? Quais são eles? Porque foi adotado o uso? Existe o controle de licenças de softwares na sua empresa? Linux no desktop é viável em seu ambiente de trabalho?

Também nos é solicitado acessar sites na Internet sobre o assunto “software livre”; elaborar uma apresentação, em formato de slides com no mínimo 05 slides, sobre o assunto “software livre”; publicar o texto e a apresentação no site Slideshare.net (http://www.slideshare.net) e após enviar o(s) link(s) das publicações para o e-mail do professor.

Observando que o objetivo do curso se refere aos Conhecimentos específicos de três eixos temáticos: ciências humanas, administração e marketing, contribuindo para o aprimoramento de habilidades e competências dos profissionais em suas áreas de atuação e oferecendo um espaço para a reflexão e discussão do binômio teoria-prática, acredito que neste contexto o especialista deverá ter a capacidade de utilizar e desenvolver o potencial do capital humano nas organizações, desenvolver conhecimentos, habilidades e competências relativos ao objetivo proposto pelo curso.

O curso também tem como meta aprimorar o desenvolvimento do potencial intelectual nas organizações, aprimorar a criatividade, sendo destinado a um Público-Alvo profissionais em cargos de liderança nas organizações, psicólogos, administradores, comunicadores, contabilistas, empresários, bancários e estudantes graduados que desejam aperfeiçoamento.

O sistema de TI da minha antiga instituição era corporativo e a gerência de TI era feita por um colaborador que não tinha nenhuma especialização acadêmica teórica / prática em TI e sim era oriundo de uma loja mantenedora / revendedora de PCs e para qualquer serviço era necessário comunicar diretamente via oral o colaborador.

Eu utilizo softwares ou freeware entre eles: Adobe Reader (leitor de PDF) e Ccleaner (limpador de arquivos desnecessários). MSN e Internet Explorer. Todas as licenças de windows são controladas. Adotei o uso por serem softwares de excelente qualidade e atenderem as necessidades de forma satisfatória.

A Instituição não utilizava o Linux, porém acredito que é possível trabalhar com esse sistema operacional.

Na minha empresa existia o controle de softwares, pois os riscos da irregularidade pode nos levar a custos legais e multas, danos à reputação, os vírus podem danificar computadores e redes, problemas de compatibilidade de software, perda de tempo e a pirataria que está ligada ao crime organizado.

Para alguns profissionais, se você não estiver usando Linux no desktop, você está fazendo mal para a sua empresa. Por que você pagaria pelo Windows hoje em dia? Em TI, é importante ser capaz de desenvolver sua própria infraestrutura, obter as habilidades necessárias para tirá-lo de problemas, assim como aperfeiçoar a infraestrutura adequada. Mas também é importante para abandonar as velhas ideias e processos quando se apresenta uma melhor – ainda que desconhecido – conceitualmente.








Nenhum comentário: