domingo, 23 de novembro de 2008

Enem 2008 – Notícia do Jornal Agora

Os estudantes gaúchos atingiram média de 45,06 pontos na prova objetiva e 62,57 na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2008), deixando o Rio Grande do Sul em primeiro lugar diante dos demais Estados da Federação. Os alunos superaram a média nacional, que neste ano ficou em 41,69 pontos na prova objetiva e 59,35 pontos na redação. Segundo dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep/MEC), 2,9 milhões de estudantes prestaram a prova este ano. No Estado, participaram 156 mil jovens. O exame avalia conhecimentos gerais e de redação de alunos do 3º ano do Ensino Médio e egressos de anos anteriores, por adesão.

O Rio Grande do Sul também obteve a melhor média entre as redes públicas nas provas dos concluintes, registrando 42,12 pontos na nota combinada das duas provas. A rede privada gaúcha fica na 10ª colocação, com média de 53,42 pontos. Na combinação da média entre as redes, o Estado atinge a segunda posição, com média de 43,42. Apesar dessa diferença entre as pontuações, o RS é um dos estados que tem menor diferença entre as notas dos estudantes das escolas públicas e particulares, com variação de 26,83% entre as médias.

Para a secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, foi uma satisfação receber a notícia do primeiro lugar nos resultados do Enem deste ano, no entanto, alerta para a necessidade de preocupação com os resultados dos alunos do Ensino Fundamental, que têm caído nos últimos anos. "Daqui a um tempo, são esses estudantes que estarão realizando as provas do Ensino Médio. É por isso que precisamos recuperar a qualidade da educação, para que o Estado continue mantendo esses bons resultados", declarou.

De acordo com a coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Glacy Canary, os resultados do Enem por cidades devem ser enviados pelo MEC na próxima semana.

O desempenho dos estudantes brasileiros melhorou na redação e piorou na prova objetiva nesta edição do Enem. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), nas questões objetivas, a média caiu de 51,52, em 2007, para 41,69, neste ano. Na redação, o resultado cresceu de 55,99 para 59,35. A consulta dos candidatos ao boletim individual do Enem estará disponível no site do Inep (www.enem.inep.gov.br). Os estudantes receberão os boletins de desempenho da avaliação pelos Correios.


 


 


 

Nenhum comentário: